Autocuidado e menopausa: revisão crítica de pesquisas

A literatura existente sobre autocuidados para menopausa é examinada para determinar se a base de conhecimento nesta área reflete princípios importantes na saúde da mulher. Um desses princípios é que compreender a experiência vivida pelas mulheres é fundamental para o desenvolvimento de intervenções eficazes de cuidados de saúde. Poucos investigadores reconhecem a experiência vivida pelas mulheres nos seus estudos sobre autocuidado e menopausa.

 

Um exame da transição das mulheres através da menopausa fornece um exemplo notável das contribuições da enfermagem para os estudos feministas. O modelo biomédico predominante perpetua a ideia de que a menopausa é uma doença deficiente, enquanto académicas feministas e enfermeiras desconstruíram este paradigma e recuperaram a menopausa como parte da fase de desenvolvimento das mulheres de meia-idade.

 

Começamos este capítulo com uma análise do nascimento dos estudos sobre a saúde da mulher, uma vez que constituem a base da teoria que sustenta a investigação feminista em enfermagem. Em seguida, discutimos os princípios dos estudos feministas. O contexto histórico da menopausa é revisado brevemente para destacar as maneiras pelas quais a menopausa foi transformada de um evento fisiológico normal em uma doença.

 

Usando isto como pano de fundo, revisamos estudos de enfermagem em dois corpos emergentes de conhecimento. Revisamos 10 estudos na área de “mulheres recuperando a menopausa” e descobrimos que, em geral, as mulheres acreditam que a transição da menopausa é um estágio normal de desenvolvimento. A segunda área de novas pesquisas analisa a “menopausa entre culturas”.

 

Os estudos revistos sobre mulheres coreanas, indianas e tailandesas demonstram que, tal como acontece com outras questões de saúde, a experiência das mulheres ocidentais não pode ser universalizada e, mais importante, os investigadores devem ter em consideração as forças sociais, políticas, económicas e culturais que impactam a vida das mulheres.