O que é Dieta Flexível?

A dieta flexível envolve contar e medir os alimentos para controlar as calorias e a ingestão de macronutrientes: proteínas, gorduras e carboidratos. Originou-se na indústria do fisiculturismo, que se concentra no controle da composição corporal, musculatura e apresentação. Nos últimos anos, tornou-se mais popular entre a população em geral, particularmente aqueles que procuram fazer mudanças no físico.

 

Também conhecido como “IIFYM”, ou “se ele se encaixa nas suas macros” (que tem mais de 11 milhões de posts próprios), a ideia geral por trás da dieta flexível é que não há problema em seguir qualquer estratégia alimentar que você goste – daí o “flexível ” – contanto que os alimentos que você come se encaixem em seu número alvo de gramas diárias de macronutrientes. Essas metas geralmente são definidas por um coach ou por meio de cálculos, embora não haja uma maneira padronizada e acordada de definir essas metas.

 

Seja ou não monitorado diretamente, uma meta de calorias está inerentemente envolvida, pois carboidratos e proteínas contêm aproximadamente quatro calorias por grama e as gorduras contêm aproximadamente nove calorias por grama.

 

Os defensores do IIFYM afirmam que é a solução de longo prazo mais sustentável para o controle de peso, pois não restringe nenhuma escolha alimentar específica e permite a liberdade de incluir coisas como pão de banana, cerveja, nachos e cheesesteaks da Filadélfia. A filosofia é que não existem alimentos “ruins”.

 

Os prós e contras da dieta flexível

Vamos ser claros sobre isso: calorias e quebra de macronutrientes são absolutamente importantes para a perda de gordura, ganho muscular e qualquer objetivo de composição corporal. Qualquer abordagem bem-sucedida deve fornecer um equilíbrio de gordura, carboidrato e proteína que atenda às suas necessidades metabólicas na maioria dos dias – e quando a média for semanal.

 

Se você alcançar esse equilíbrio de macronutrientes através do uso de dieta flexível, no entanto, é uma questão de preferência pessoal – e adesão. Considere esses fatores antes de se comprometer com uma dieta flexível.